30 junho 2009

Campanha de Esterilização Gratuita - Algarve



Campanha de Esterilização Gratuita – Algarve
Entenda a superpopulação de cães a partir do exemplo de uma única fêmea que cruze nos dois cios anuais, gerando uma média de 6 filhotes a cada gestação.



Caras Amigas e Caros Amigos dos Animais,



Esta notícia vem no jornal 'Residente' de 15 de Maio de 2009 que se publica no Algarve.

Nela se informa que a Campanha de Esterilização Grátis de Cães tem início, pelas clínicas Veterinárias que nela participam, em Aljezur, Vila do Bispo, Lagos e Monchique, de 15 de Maio a 15 de Julho.

Contactar Gerlinde pelo TM 965 709 610 ou Isabel pelo TM 914 085 052.

É importante que esta mensagem chegue ao conhecimento do maior número de pessoas residentes naquela região do Algarve e conto convosco para a divulgarem por todos os meios e com toda a urgência.

Vamos diminuir drasticamente o número de Animais abandonados!




Para os donos de animais de companhia que não querem seus bichos em reprodução, a castração é a melhor alternativa para prevenir o nascimento de filhotes não desejados (acasalamentos acidentais) e evitar, a partir da juventude dos animais, o aparecimento de doenças na terceira idade, originários do efeito dos hormônios sexuais.

Até alguns anos, acreditava-se que a castração precoce poderia interferir no crescimento dos animais e só se fazer a sua indicação ao término do crescimento. Atualmente já se sabe que a castração não interfere no desenvolvimento e a cirurgia é mais simples e mais segura nos jovens, que sofrem um trauma cirúrgico menor e apresentam uma recuperação mais rápida.

Além disso, a castração precoce impede o aparecimento de comportamentos característicos de machos ou fêmeas íntegras, permitindo desfrutar a terceira idade de forma mais saudável para esses animais. A possibilidade de engorda excessiva após a castração é facilmente controlável com o uso de alimentação adequada e deixa de ser problema na terceira idade.


Alterações provocadas pela castração

Machos

Comportamentais:

- Menor agressividade: cães e gatos mais dóceis, correndo menos riscos de se machucarem em brigas com outros animais ou ataques a pessoas.

- Não fazem marcação de território.

- Não sentem necessidade de sair de casa, evitando, assim, brigas por disputa de fêmeas em cio e evitando atropelamentos.

Do ponto de vista clínico:

- Evita o aparecimento de alterações de próstata.

- Evita o aparecimento de tumores em hormônios dependentes.

- Permite um prolongamento da vida do animal até idades mais avançadas.

Fêmeas
Comportamentais:

- Ausência do cio.

- Redução da agressividade.

- Evita o aparecimento de falsas gestações.

Do ponto de vista clínico:

- Prevenção de gravidez de risco: na terceira idade a gravidez é sempre de risco.

- Abole o risco de inflamações de útero, doenças ovarianas e tumores hormônio dependentes, prolongando a terceira idade com qualidade.

Escrito por

Dr. Osvaldo Pasqualin
Focinhos (Editora Peixes), BR
www.focinhos.com.br

8 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde!
Gostaria de saber quando será a próxima campanha gratuita de esterilização de animais em 2010 no Algarve. Possuo uma cadelinha de 8 meses que foi abandonada e gostaria de esterilizá-la, pois, não tenho condições para alimentar mais cachorrinhos. As informações de seu blogg foram realmente interessantes. Desde já agradeço. Bete

Unknown disse...

Boa Tarde,

Gostaria de saber quando será a próxima campanha gratuita de esterilização no Algarve.

Tenho várias gatas abandonadas na minha zona (Albufeira), que acolhi.
Estas já tiveram bebés mas felizmente consegui arranjar dono para eles, mas quero evitar que isto aconteça novamente.

Agradeço resposta logo que possivel.

Obrigada!

paulomaris@gmail.com

Marisa Paulo

Anónimo disse...

bom dia
eu tenho uma gatinha que ja teve 3 ninhadas de seguida mesmo tomando a pilula, gostaria de saber se este projecto vai voltar ao algarve ainda este ano 2010.
obrigada

Anónimo disse...

Bom dia,

Pretendo saber quando haverá uma próxima campanha de esterilização de cadelas no Algarve. A minha cadela de 4 anos, todos anos dá premio e já teve tantas crias que torna-se dificil encontrar dono para eles. Obrigada pela atenção.

Isabelle Groux
isabellegroux@yahoo.fr

Unknown disse...

Quando haverá uma campanha em Lisboa?

Unknown disse...

Quando haverá uma campanha em Lisboa?

Anónimo disse...

Olá! Vivo em Albufeira e econtrei uma gata com 6 filhotes e tenho os todos aqui em casa. Para ela não procriar gotaria de estreliza-la. Por isso gostaria de saber se ainda existem essas campanhas.

kristina19982010@hotamil.com

Anónimo disse...

Boa tarde. Eu tenho uma gata com 3 anos e uma cadela com quase 2. E entretanto apareceu me uma gatinha bebe a porta, deve ter uns 3 meses. Eu gostaria de esterilizar as 3 mas nao tenho condiçoes monetarias para tal. Gostaria de saber se esta campanha ainda existe e as datas.

Obrigado

andre_pipher@hotmail.com